terça-feira, 27 de setembro de 2011

Orações Coordenadas Assindéticas e Sindéticas

Quanto ao período, ele denomina a frase constituída por uma ou mais orações, formando um todo, com sentido completo. O período pode ser simples ou composto.
Período simples é aquele constituído por apenas uma oração, que recebe o nome de oração absoluta.
Chove.
A existência é frágil.
Os homens sensíveis pedem amor sincero às mulheres de opinião.
Quero uma linda rosa.

Período composto é aquele constituído por duas ou mais orações:
"Quando você foi embora, fez-se noite em meu viver."
Cantei, dancei e depois dormi.
O Período Composto se caracteriza por possuir mais de uma oração em sua composição.
Sendo Assim:
- Eu irei à praia. (Período Simples)
- Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)
- Já me decidi: só irei à praia, se antes eu comprar um protetor solar. (Período Composto).

Cada verbo ou locução verbal sublinhada acima corresponde a uma oração. Isso implica que o primeiro exemplo é um período simples, pois tem apenas uma oração, os dois outros exemplos são períodos compostos, pois têm mais de uma oração.

Há dois tipos de relações que podem se estabelecer entre as orações de um período composto: uma relação de coordenação ou uma relação de subordinação.

Duas orações são coordenadas quando estão juntas em um mesmo período, (ou seja, em um mesmo bloco de informações, marcado pela pontuação final), mas têm, ambas, estruturas individuais, como é o exemplo de:
- Estou comprando um protetor solar, depois irei à praia. (Período Composto)

Podemos dizer:
1. Estou comprando um protetor solar.
2. Irei à praia.
Separando as duas, vemos que elas são independentes.
É desse tipo de período que iremos falar agora: o Período Composto por Coordenação.
Quanto à classificação das orações coordenadas, temos dois tipos: Coordenadas Assindéticas e Coordenadas Sindéticas.

* Coordenadas Assindéticas
São orações coordenadas entre si e que não são ligadas através de nenhuma conjunção. Estão apenas justapostas.

* Coordenadas Sindéticas
Ao contrário da anterior, são orações coordenadas entre si, mas que são ligadas através de uma conjunção coordenativa. Esse caráter vai trazer para esse tipo de oração uma classificação:
As orações coordenadas sindéticas são classificadas em cinco tipos: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
Vejamos exemplos de cada uma delas:
Orações Coordenadas Sindéticas Aditivas: e, nem, não só… mas também, não só… como, assim… como.
- Não só cantei como também dancei.
- Nem comprei o protetor solar, nem fui à praia.
- Comprei o protetor solar e fui à praia.
Orações Coordenadas Sindéticas Adversativas: mas, contudo, todavia, entretanto, porém, no entanto, ainda, assim, senão.
- Fiquei muito cansada, contudo me diverti bastante.
- Ainda que a noite acabasse, nós continuaríamos dançando.
- Não comprei o protetor solar, mas mesmo assim fui à praia.
Orações Coordenadas Sindéticas Alternativas: ou… ou; ora…ora; quer…quer; seja…seja.
- Ou uso o protetor solar, ou uso o óleo bronzeador.
- Ora sei que carreira seguir, ora penso em várias carreiras diferentes.
- Quer eu durma quer eu fique acordado, ficarei no quarto.
Orações Coordenadas Sindéticas Conclusivas: logo, portanto, por fim, por conseguinte, conseqüentemente.
- Passei no vestibular, portanto irei comemorar.
- Conclui o meu projeto, logo posso descansar.
- Tomou muito sol, consequentemente ficou adoentada.
Orações Coordenadas Sindéticas Explicativas: isto é, ou seja, a saber, na verdade, pois.
- Só passei na prova porque me esforcei por muito tempo.
- Só fiquei triste por você não ter viajado comigo.
- Não fui à praia pois queria descansar durante o Domingo.

                                       Exercícios:

1. Classifique as orações coordenadas conforme o código abaixo:

( 1 ) oração coordenada assindética
( 2 ) oração coordenada sindética aditiva
( 3 ) oração coordenada sindética adversativa
( 4 ) oração coordenada sindética alternativa
( 5 ) oração coordenada sindética explicativa
( 6 ) oração coordenada sindética conclusiva

a) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz”desde pequenina. (       )
b) Recebeu a bola, driblou o adversário e chutou para o gol. (       )
c) Acendeu o “abajur”, guardou os chinelos e deitou-se. (      )
d) Não se desespere, que estaremos a seu lado sempre. (       )
e) Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular. (      )
f) Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia.(       )
g) Não me abandone, ou eu sou capaz de morrer. (       )
h) Não é gulodice, nem egoísmo de criança. (       )
i) Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero. (      )
j) Choveu muito na região sudeste; no entanto, o rodízio de água começará amanhã. (      )
k) O terremoto foi forte, porém não houve vítimas. (      )
l)Um rapaz escorregou na rua, o socorro chegou agora. (      )
m) Vou até o colégio, volto logo.(      )
n) O trabalho era difícil, mas o garoto o faz bem. (      )
o) O sol desapareceu e a chuva caui mansamente. (      )
p) Não vi nada, nem ouvi qualquer barulho. (      )



2) Sublinhe as orações coordenadas sindéticas presentes nos períodos abaixo e classifique-as:
a) Ele não pratica esportes nem faz exercícios em casa. __________________________________
b) Vou organizar minha bagagem hoje, pois irei viajar amanhã.____________________________
c) Vamos jantar logo, que a comida está esfriando.______________________________________
d) Você deve levar os estudos a sério ou enfrentará dificuldades no futuro.___________________
e) Os sócios do clube se reuniram e discutiram o problema, mas nada ficou resolvido.__________________________________________
f) Fui à biblioteca pesquisar em vários livros sobre este assunto, no entanto não consegui
encontrar nenhuma informação importante. _____________________________________

Um comentário: